quinta-feira, 16 de abril de 2015

Semióforos

Semióforo vem do grego semeion significa "signo" ou "sinal". Mas, o que é um semióforo? Pode ser uma rosa seca em meio aos livros, um pedra, um fotografia, uma roupa que não serve mais, porém esta lá guardada em nosso roupeiro. De acordo com Pomian semióforos são "objetos que não tem utilidade, no sentido que acaba de ser precisado, mas que representam o invisível e são dotadas de significado; não sendo manipulados, mas expostos ao olhar não sofrem usura." 
Em meu quarto possuo um globo de neve de Nova York, ele não tem nenhuma função e ainda assim representa muito para mim pois esse objeto me lembra muito minha viajem, e quando outra pessoa entra em meu quarto não enxerga ou dá valor a algo tão simples, talvez seja assim, só tenha valor aos meus olhos, meu semióforo particular.
meu globo de neve
Porém existe objetos que são também não possuem função mais, mas que são semióforos para uma sociedade, como por exemplo a caneta que foi assinada a Lei Áurea , é uma caneta, sem valor e que provavelmente não funciona, mas de grande significado - representa a lei que tirou cidadãos da condição de escravos, representa a sociedade da época.



caneta Lei Áurea
Semióforos nos ajudam a ser quem somos, nos ajudam a lembrar do nosso passado particular ou coletivo, nos lembram o que foi real, nos lembram e ajudam a melhorar. E para esses objetos especiais carregados de significado, existe um lugarzinho ainda mais especial chamado museu, ou até que sabe podemos chama-lo de "galeria dos semióforos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário