terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Educação em Muses

    Mais uma vez o Blog será utilizado com o intuito de complementar as aulas da professora Zita Possamai, dessa vez, seguindo a disciplina Educação em Museus
   Na segundo aula houveram debates sobre a disciplina. Um dos textos análisados foi o texto dos autores Koptck, Lopes e Pereira: "A construção da relação museu-escola no Rio de Janeiro entre 1982 e o final dos anos de 1927. Análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições de educação formal.
   Houve uma fundação dos museus no Brasil com a vinda da familía real no ano de 1808. Essas instituições museais eram voltadas para a elite social e para pesquisadores, de várias partes do mundo- é importante ressaltar que os museus eram quase majoritariamente de ciências naturais, contendo assim coleções como  sobre botânica- essa realidade, do afastamento dos museus com a população "simples" durou até o ano de 1821, quando houve a primeira exposição aberta ao público, que se restringia a apenas um dia da semana.
   Na primeira metade  do século XX, seguindo o exemplo da Europa, o Brasil começou a abrir mais seus museus para educação. É claro, mesmo abrindo seu espaço com essa intenção, também havia o processo de criação de identidade nacional, e essa educação foi uma das ferramentas para isso acontecer.
    Infelizmente, essa abertura dos museus se restringiu apenas a elite.
    Nos dias de hoje, deve ser uma luta constante para que os Museus retirem essa ideia de "elitizado", fazendo com que o público em geral se sinta confortavel para visitar seus espaços, e participar de ações educativas.


Refêrencia

KOPTCKE, Luciana Sepúlveda; LOPES, Maria Margareth; PEREIRA, Marcelle. A construção da relação Museu- Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927. Análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições da educação formal. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. 9p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário