quinta-feira, 25 de junho de 2015

Gabinetes de Curiosidades




Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus, seu donos eram ricos colecionadores que mantinham o local ao seu gosto. O local podia conter de tudo animais empalhados, objetos raros, exemplares botânicos, e alguns mais exóticos podiam conter até partes humanas. Também podiam conter pinturas e instrumentos tecnicamente avançados. Seu auge foi na época das grandes explorações e descobrimentos do século XVI e XVII, durante o renascimento europeu. 
Foram muito importantes para o desenvolvimento da ciência moderna, embora refletissem a opinião popular da época - podia conter dragões por exemplo. O ambiente em geral era bagunçado, mas havia uma certa catalogação que era muitas vezes publicadas em revistas para difundir o o conteúdo para os cientistas da época. 
Os gabinetes de curiosidades pararam de existir durante os séculos XVIII e XIV sendo substituidas por instituições oficiais. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de arte e história natural que haviam sido fundados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário